Análise de softwares


Os Softwares de apoio pedagógico são aqueles que contribuem para o reforço de conteúdos apresentados ou funcionam para a introdução de novos conteúdos.

CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARES 

Podem ser :
De exercício e prática ou exercitação: propõem atividades tipo acerto/erro
De Simulação: permite a visualização virtual de situações reais;
Jogos educativos: têm o objetivo de divertir, porém exigem conhecimentos de determinados conteúdos;
Tutoriais: orienta o usuário para uma interação mais produtiva, permitindo o controle do grau de dificuldade e da seqüência.
Software de autoria: são software equipados com diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos multimídia.
            Os critérios educacionais para análise de software estão divididos em três partes:
- Documentação: diz respeito ao material  que acompanha o software e que traz informações quanto a faixa etária, conteúdos, manual de uso.
- Currículo: refere-se ao currículo previsto para o desenvolvimento de atividades escolares com a ferramenta;
- Aspectos didáticos, subdivididos em:
ü         Clareza dos conteúdos: a informação dos conteúdos a serem tratados deve ser clara e consistente,  facilitando sua compreensão. Deve ter boa legibilidade, ser explicativa e adequada ao público alvo (faixa etária e série, por exemplo).
ü         Assimilação e acomodação: verificação do tratamento que o software dá à apresentação dos conteúdos, no sentido de respeitar as diferenças individuais e os conhecimentos anteriores dos alunos. Esse subcritério diz respeito, também, à forma como o software promove a construção do conhecimento. Ex.: ritmo, níveis de dificuldade.
ü          Recursos motivacionais: diz respeito à capacidade que o software tem em despertar a atenção do educando e mantê-la ao longo da utilização do mesmo. Ex.: recursos multimídia, elementos lúdicos.
ü          Avaliação do aprendizado: o software deve apresentar recursos para a verificação do aprendizado, verificação esta que pode ser feita através de exercícios ou de situações problemas.
ü        Carga educacional: é a verificação a respeito da quantidade de informações que software apresenta. A falta, assim como o excesso de informações é prejudicial à aprendizagem.
ü        Tratamento das dificuldades e tratamento do erro: o software deve apresentar mensagens de erro de modo a permitir que o usuário perceba onde errou; deve também apresentar sugestões para a superação do erro. Ex.: possibilidade de refazer um exercício,  registro das dificuldades encontradas.


FONTE: http://www.uel.br/seed/nte/analisedesoftwares.html